SIM! EU ME TORNEI CATÓLICO!
Eu sei, eu sei que muitos irão me perguntar: "Mas Caio, qual motivo?".
Entendo que seja difícil para muitos que me conhecem entenderem essa
mudança. Por isso fiz esse texto para tornar público a minha decisão e dar
os motivos (alguns deles) para a minha conversão. Adianto que esse texto não
tem objetivo apologético, não é para "converter" protestantes e nem dizer
quem esta certo ou errado, se você for comentar espero que entenda que não é
uma abertura para debates e sim uma explicação do que me trouxe de volta
para casa, lar doce lar, ou como diria o ex-presbiteriano Scott Hahn "Rome
sweet Home". Então vamos aos fatos!
Nascido e criado em meio evangélico sempre tive uma fé sincera em Cristo
assim como foi me passado por familiares que me levavam às igrejas desde
pequeno. Cresci amando a Deus e sua Palavra, o que me fez estudar cada vez
mais as Sagradas Escrituras. Na adolescência dei um passo à frente na fé e
me desliguei do meio Pentecostal, onde fui criado, e tornei-me
Presbiteriano. Amei a teologia reformada como nunca havia amado qualquer
doutrina até então e me aprofundei nela onde achei um firme refúgio para fé,
como eu acreditava. E reitero meu carinho por todos os irmãos que me
receberam na Igreja Presbiteriana de Cachoeiras de Macacu/RJ.
No processo de estudo sobre a "reforma" protestante, me deparei com
citações de Calvino sobre Santo Agostinho, que despertou minha curiosidade
de estudar seus escritos. Então fui ler o que o Doutor da Graça escreveu
sobre a Graça e a Salvação. Me deparei com algo que me assustou, apesar de
Calvino citar Santo Agostinho 420 vezes (aproximadamente) nas institutas, a
teologia da Graça/Salvação de Agostinho era diametralmente diferente da que
Calvino pregava, sendo esta cortes e aplicações mal feita daquela, o que me
despertou a curiosidade sobre a soteriologia "agostiniana" pois ela era
muito mais coerente e consistente do que a de Calvino e me fez estudar mais
sobre isso. Conversando com amigos católicos ouvi dizer que Santo Agostinho
contribuiu muito para doutrina da Graça no Catolicismo e fui averiguar, indo
até as fontes. De fato! Era isso mesmo. A Igreja Católica, falsamente
acusada de ensinar Salvação "por obras", foi a que mais se aproximou da
teologia da Graça de Santo Agostinho. O que me levou a um segundo
passo...
Eu já tinha meus questionamentos sobre o Sola Fide de Lutero, e quanto mais
eu lia as Escrituras mais distante disso eu ficava, até o dia que eu
descobri curiosamente que Lutero tinha problemas com o livro de Tiago no
Novo Testamento e chegou a chamá-lo de "Livro de Palha". Pois bem, fui ler
Tiago atentamente, e descobri o motivo do ranço de Lutero com esse livro
canônico. Está aqui o motivo:
Tiago 2:24 ".Estais vendo que o homem é justificado pelas obras e não
somente pela fé."
Foi quando eu descobri que o único lugar da Bíblia que botava o "somente" e
"fé" na mesma frase era para negá-la! Não podia continuar sustentando essa
teoria de Lutero contrapondo as Escrituras. Foi quando comecei a ler o
Concílio de Trento (contra reforma) e percebi que a teologia da justificação
católica era o que mais se aproximava das Sagradas Escrituras.
O segundo passo foi questionar o Sola Scriptura, e para isso nada mais
coerente do que perguntar "Onde está o Sola Scriptura na Bíblia?". Se a
teoria de Lutero era que as Escrituras são a única regra de fé e prática,
logo, nada mais justo que procurar onde a Bíblia diz isso. Pois bem, a
Bíblia não diz! Os textos usados para defender essa tese basicamente
são:
João 5:39
2 Pedro 1:20-21
2 Timóteo 3:14-17
Leia você mesmo e me responda com sinceridade, onde nesses textos diz que
as Escrituras são a ÚNICA regra de fé e prática? Sendo que esses mesmos
textos se referem as Escrituras do Velho Testamento, pois na época que eles
foram escritos o Cânon do NT não estava formado ainda.
(Não estou negando que as Escrituras são infalíveis)
Pois bem, fui dar uma pesquisada sobre os concílios ecumênicos na história
da Igreja que definiram o Cânon Biblico do Novo e Velho Testamento.
Entre eles temos o Concílio regional mais antigo que é o Sínodo de Cartago,
28 de agosto de 397 D.C.
E após ele temos o Concílio ecumênico de Florença, 25 de julho de 1431.
D.C.
Ambos os Concílios aconteceram antes da "reforma protestante" e ambos os
concílios definiram o Cânon Biblico incluindo os 7 livros Deuterocanônicos
do Velho Testamento, que hoje não temos mais na Bíblia protestante pois
foram deixados de lado após a reforma. Mas no Concílio pós reforma de Trento
(1546) esses livros são reafirmados como canônicos, refutando assim a ideia
de que a Igreja Católica acrescentou livros à Bíblia depois da reforma. Mais
uma mentira desmascarada!
Para terminar de vez com a teoria do Sola Scriptura eu só precisei de mais
dois textos bíblicos:
2 Tessalonicenses 2:15
"Portanto, irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos
oralmente ou por escrito."
O Apóstolo Paulo afirma ter duas fontes de Tradição a serem preservadas. As
epístolas e a tradição oral, reafirmando a doutrina Católica da Tradição
Apostólica oral e escrita.
E para completar o tripé da Fé Católica Paulo continua:
1 Timóteo 3:15
"Todavia, se eu tardar, saberás como proceder na casa de Deus, que é a
Igreja do Deus vivo: coluna e sustentáculo da verdade."
Paulo reafirma a autoridade da Igreja como Coluna e Sustentáculo da
Verdade, responsável por guardar as tradições que os apóstolos receberam do
próprio Cristo. Esse é o Sagrado Magistério da Igreja!
A partir disso meu coração pesou, pois os fundamentos da minha fé
protestante estavam destruídos. E não me restou nenhuma opção a não ser
quebrar o orgulho e estudar os Dogmas Católicos que eu tinha alguma
resistência.
Foi aí que tendo por base as Sagradas Escrituras fui esmagado pelas
verdades da Fé Apostólica.
O "problema" da Veneração Mariana foi resolvido:
A inimiga da serpente (Gênesis 3:15)
A Mulher Gloriosa e Rainha (Apocalipse 12)
Santidade de Maria: Gênesis 3:15, Lucas 1:28
Maria mãe de Deus: Lucas 1:43
Maria mãe de todos os cristãos: Apocalipse 12, especialmente o versículo
17
Maria sempre virgem: Isaías 7:14, Ezequiel 44:2, Lucas 1:34
O "problema" do purgatório foi resolvido:
Hebreus 12:14
Mateus 12:31
2 Macabeus 12:39-45
1 Coríntios 3:10
Lucas 12:45-48
Lucas 12:58-59
1 Pedro 3:18-19
Efesios 4:8-10
E o ponto crucial para disseminar toda dúvida é a certeza de que eu
receberia Cristo realmente e inteiramente na Santa Eucaristia, seu Corpo e
seu Sangue me atraíram de forma irresistível.
João 6:52-58
Mateus 26;26
1 Coríntios 10:16-17
1 Coríntios 11:23-34
E assim sucessivamente. Não terei como pontuar tudo pois não caberia no
texto. Mas uma coisa eu descobri, todos os Dogmas e doutrinas Católicas são
fundamentados nas Sagradas Escrituras.
E através de um processo de muita oração e estudo eu não poderia ser
desonesto comigo mesmo e com a igreja que frequentava e tive que tomar a
decisão.
Não foi fácil, não está sendo fácil e não será fácil. Mas uma coisa nosso
Mestre nos ensinou: "Toma a tua Cruz e segue-me" (Mateus 16:24)
- Caio Batista
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No meu caso eu tive uma "visão " dos ortodoxos, eu tava querendo entender porquê tanto a igreja repetia a oração de Ave Maria repetidamente aí parece que fui levada até a Maria e já tava me questionando ela foi dormindo ou por Ascensão ☺
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