José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal, e dois anos depois embarcou com destino ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa, segundo Governador Geral, para catequizar os índios.
Em 25 de janeiro de 1554 fundou, com o padre Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga; ao redor do qual, aos poucos, foi se formando um povoado, batizado por José de Anchieta de São Paulo. Mais tarde foi enviado em missão a São Vicente para catequizar os índios, com os quais fez amizade e aprendeu a língua tupi guarani. Além de instruir os índios, o futuro santo jesuíta era professor dos noviços que entravam para a Companhia de Jesus no Brasil.
O discurso de Papa Francisco enquanto esteve no país: “Ide, sem medo para servir”, ou seja, não devemos temer em levar a Palavra de Deus às pessoas, sobretudo àquelas que vivem nas periferias e são marginalizadas, como fez José de Anchieta, ainda jovem, ao se propor a vir ao Brasil e ao aceitar o desafio de catequizar nossos irmãos índios e a dar a vida para transmitir os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus a todos quanto pudesse.
via Canção Nova
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário