A Quarta-Feira de Cinzas marca o começo da Quaresma, um tempo de 40 dias de jejum, reflexão, meditação e preparação para a Páscoa.
Embora a celebração da Quarta-Feira de Cinzas não esteja mencionada na Bíblia, é um dos maiores acontecimentos cristãos da história da Igreja.
Durante a Missa de Cinzas, o sacerdote diz: “És pó, e ao pó tornarás” (Gênesis 3,19), enquanto impõe as cinzas em forma de cruz na testa do fiel.
Com isso, a Igreja Católica recorda o quão curta é a vida e que devemos começar a nos preparar para a morte e a ressurreição junto a Jesus.
Cinza, um sinal de arrependimento
Há muito tempo, as cinzas são consideradas um sinal de arrependimento e de dor pelos pecados. Várias vezes a Bíblia menciona pessoas e povos inteiros arrependidos de seus pecados, usando a cinza como uma mostra externa de sofrimento, como na passagem abaixo:
“Quando Mardoqueu soube o que se tinha passado rasgou suas vestes, cobriu-se de saco e de cinza. Em seguida, percorreu a cidade, dando gritos de dor.Veio desse modo até diante da porta do rei, pela qual ninguém tinha o direito de passar com vestes de luto. Em cada província, em toda a parte onde chegavam a ordem do rei e seu edito, havia grande desolação entre os judeus. Jejuaram, choraram e fizeram lamentações; e muitos se deitavam sobre o saco e a cinza” (Ester 4,1-3).
O próprio Jesus Cristo fez referência às cinzas como sinal de arrependimento:
“Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza” (Lucas 10,13).
Conhecendo agora o que significam as cinzas, podemos responder à pergunta: a imposição das cinzas perdoa os pecados?
Absolutamente não. A imposição das cinzas é apenas um sinal de arrependimento. O perdão dos pecados acontece apenas no Sacramento da Reconciliação (ou Confissão).
As cinzas apenas nos preparam para recebermos a graça de Deus e deixam nossos corações abertos para receber o perdão no Sacramento da Reconciliação.
Que possamos, então, receber as cinzas como forma de arrependimento e sinal da nossa vontade de caminharmos até o Senhor.
via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário