Ele surgiu sem aviso no jantar oferecido a pessoas carentes de Roma pelo novo cardeal Krajevski, encarregado das obras de caridade do Papa.
Aconteceu na noite desta sexta-feira (29) e ninguém conseguia acreditar: o Papa Francisco apareceu de surpresa no jantar oferecido por dom Konrad Krajevski a mais de 200 pessoas pobres e sem teto que vivem em Roma.
Dom Krajevski é o Eleemosynarius Apostolicus, ou seja, o “Esmoleiro Apostólico”. A tradução do nome deste cargo não é muito precisa nem adequada em português, porque a palavra “esmola”, em nossa língua, costuma ter um sentido pejorativo, quase arrogante, que, neste caso, não existe. O eleemosynarius é o responsável direto pelas obras de caridade do Papa na diocese de Roma. Junto com o Papa Francisco e seguindo orientações diretas dele, dom Krajevski tem realizado dezenas de iniciativas para prestar apoio à população carente da capital italiana, o que inclui desde a abertura de um refeitório sustentado com doações até um abrigo estruturado com dormitórios, duchas quentes, barbearia e lavanderia, além, é claro, da oferta de orientação e capacitação profissional.
Dom Konrad Krajevski acaba de ser criado cardeal pelo Papa Francisco. Ele fez questão de celebrar a nova responsabilidade juntamente com as pessoas necessitadas a quem tem dedicado o seu trabalho. Como cardeal, ele manterá o mesmo cargo.
Segundo o vaticanista Andrea Tornielli, que escreve para o Vatican Insider, era por volta de 18h30 desta sexta quando o Papa apareceu inesperadamente e se sentou à mesa com os pobres. Ao chegar, Francisco disse com bom humor a dom Konrad, a quem chama de Corrado, que é a versão do seu nome em italiano:
via Aleteia
COMPARTILHE
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário