Ivanka, a filha do mandatário americano escolheu um figurino parecido com o da primeira-dama, mas optou por um véu ainda mais longo. De acordo com a assessoria de Melania, a escolha do traje das duas seguiu rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Vaticano.
“De acordo com o protocolo do Vaticano, as mulheres que forem a uma audiência com o papa devem usar roupas pretas formais, de manga longa e um véu que cubra a cabeça”, explicou Stephanie Grisham, porta-voz da primeira-dama, à CNN.
Segundo o diário italiano “La Stampa”, o protocolo está menos rígido desde a década de 1980 e menos ainda desde que o Papa Francisco assumiu o comando da Igreja Católica, em 2013.
“As coisas estão ficando mais relaxadas nos últimos anos”, explicou um porta-voz do Vaticano em abril deste ano, quando a Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha e mulher do príncipe Charles foi ao encontro do papa Francisco usando um vestido bege.
Antigamente, a exceção – conhecida como “privilégio do branco” – era destinada apenas a algumas rainhas e princesas de países católicos como as rainhas da Espanha e da Bélgica.
Apegada aos protocolos, a rainha Elizabeth, da Inglaterra, sempre encontrou o papa no Vaticano usando trajes negros, mas em 2014 foi a uma audiência com o papa Francisco usando um vestido lilás.
Ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff usou roupas escuras nas ocasiões em que se reuniu com o líder católico, mas não cobriu a cabeça com véu.
Via G1
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário