São Luís Maria Grignion de Montfort, no seu livro “O Segredo do Rosário”, conta que certo Padre dinamarquês costumava falar com orgulho sobre a transformação que tinha obtido em sua Paróquia, semelhante a que teve o seu Bispo na diocese, através da pregação do Santo Terço da Virgem Maria.
O Sacerdote frequentemente contava este fato memorável com grande alegria na alma, porque tal transformação na vida dos fiéis glorificava ao poderoso Deus. O Padre dizia: “Tinha pregado, o mais convincente que podia, abrangendo vários aspectos de nossa fé santa, e utilizando todo argumento plausível a fim de levar as pessoas a se converterem. Mas, apesar de todo meu esforço, eles continuavam indiferentes da mesma forma como antes; e foi então que resolvi pregar o Santo Rosário”.
Pouco tempo depois que o Presbítero começou a pregar o Terço mariano em sua Paróquia, notáveis mudanças começaram a acontecer. Todavia, ele não parou por aí, mas continuou a pregar o Santo Rosário e a devoção se enraizou firmemente em sua Paróquia. Seis meses depois, ele já se alegrava em ver que seus paroquianos tinham mudado de vida. Como é verdadeiro que a oração do Terço tem “o poder de tocar nossos corações e enchê-los de horror ao pecado e de amor às virtudes”. Por esta experiência, o Sacerdote ficou tão convencido da eficácia desta oração que ensinou sobre o Rosário não somente em sua Paróquia, mas também entre os seus irmãos religiosos: “Disse a minha congregação quão precioso ele é e ensinei-lhes a rezá-lo”.
Grignion de Montfort conta que, um dia, Nossa Senhora apareceu ao Bem-aventurado Alano e disse a respeito da Ave-Maria: “Tal qual o Poderoso Deus escolheu a Saudação Angélica (Ave-Maria) para concretizar a Encarnação de Sua Palavra e a Redenção da humanidade, da mesma forma aqueles que querem realizar reformas morais e que quiserem que as pessoas renasçam em Jesus Cristo, devem honrar-me e saudar-me com a mesma saudação. Eu sou o canal pelo qual Deus veio aos homens, e estou perto de meu Filho Jesus Cristo, e é através de mim que os homens obtêm graça e virtude”.
São Luís Maria ensina que aprendeu por sua própria experiência que “o Rosário tem o poder de converter mesmo o coração mais endurecido”. Isto o Santo diz a partir da experiência que viveu com a pregação do Santo Terço: “Conheci as pessoas que foram às missões e que ouviram sermões sobre as coisas mais aterrorizantes sem ficaram nem um pouco comovidas; e porém, após terem começado a rezar o Rosário, diariamente, segundo meu conselho, elas eventualmente se converteram e se deram completamente a Deus”. Quando voltou a visitar as paróquias onde ele tinha realizados missões pregando o Terço mariano, notou uma tremenda diferença: “Naquelas paróquias onde as pessoas haviam desistido do Rosário, elas geralmente voltaram ao modo pecaminoso, enquanto nos lugares onde o Rosário era rezado fielmente, encontrei as pessoas perseverando na graça de Deus e progredindo a cada dia em virtude”.
Assim, a exemplo desses grandes pregadores, rezemos o Rosário da Santíssima Virgem Maria e propaguemos com ardor e confiança esta santa devoção. Pois, esta oração tem uma maravilhosa eficácia se rezada com fervor. A oração do Terço tem o poder de tocar até mesmo os corações mais endurecidos e de enchê-los de horror ao pecado e de de amor às virtudes. O Rosário nos ajuda em nosso processo de conversão, a nos entregar inteiramente a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Por fim, o Rosário mariano nos ajuda a perseverar na graça de Deus e a progredir nas virtudes. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
Fonte: CN