Um hábito que muda o dia: a prece de “oferecimento da manhã”

Se quisermos que o nosso relacionamento com Deus cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele.



Lembre-se sempre: Roma não foi construída em um dia! No geral, os bons resultados na vida demandam tempo – e isto vale também para a conquista dos bons hábitos, que vão sendo adquiridos e assimilados de forma gradual.



Existem hábitos que aprofundam a nossa relação com Deus, e, como acontece em qualquer relação, eles correm o risco de enfraquecer se não forem praticados regularmente.
Se quisermos que o nosso relacionamento com Deus cresça, temos que dedicar tempo todos os dias a conversar com Ele.
Um hábito essencial para isto é o do oferecimento matutino.
Em seu livro “Os 7 hábitos cotidianos das pessoas santas e apostólicas”, o pe. John McCloskey o descreve desta forma: “Ajoelhe-se e ofereça para a glória de Deus o dia que está prestes a começar. Você pode usar uma prece já existente ou simplesmente as suas próprias palavras”.
Você pode escolher a prece que preferir. Eu, pessoalmente, assim que acordo, digo “Sérviam” (“Eu servirei”, em latim – é o oposto à declaração rebelde de Lúcifer, “Non serviam”). Simples, mas muito poderosa.
Uma oração de oferta muito reconhecida é a de Santa Teresinha de Lisieux:
Meu Deus, eu te ofereço todas as ações que realizarei hoje com as intenções e para a glória do Sagrado Coração de Jesus. Quero santificar as batidas do meu coração, os meus pensamentos e as minhas obras, inclusive as mais simples, unindo-as aos seus méritos infinitos, e reparar as minhas faltas lançando-as à fornalha do seu Amor misericordioso.
Ó meu Deus! Quero pedir-te, para mim e para os meus entes queridos, a graça de cumprir perfeitamente a tua santa vontade, de aceitar por teu amor as alegrias e tristezas desta vida passageira, para que estejamos um dia reunidos no céu para toda a eternidade. Que assim seja“.
Ao fazer uma prece de oferecimento da manhã, você dedica a Deus, também, todo o resto do seu dia. Isto lhe dará as forças para enfrentar tudo o que as próximas horas lhe reservarem!

RECOMENDAMOS TAMBÉM:
1) Como o Sagrado Coração de Jesus revelou o amor que tem à humanidade

2) O que se deve fazer para ser santo na vida cotidiana? Papa Francisco responde

3) Súplica aos Arcanjos


COMPARTILHE


Comentários