Este é um dia histórico para a nossa família, uma grande festa! Estamos extremamente felizes e orgulhosos”, declarou aos jornalistas Beata Szydło, primeira-ministra da Polônia, após a Santa Missa celebrada por seu filho, o pe. Tymoteusz Szydło, 25 anos.
Ele recebeu o sacramento da ordem sacerdotal neste sábado, 27 de maio de 2017, na catedral de São Nicolau de Bielsko-Biała, e celebrou a sua primeira missa no dia seguinte em Przecieszyn, sua cidade natal. Participaram de ambas as celebrações a mãe do jovem sacerdote, Beata, primeira-ministra da Polônia; o pai, Edward, e o irmão menor, Błażej.
O fato despertou debates sobre os seus precedentes na história moderna: será que há ou não há outros casos de ordenação sacerdotal do filho de um chefe de governo em atividade no mundo atual? Recorde-se que Paul Adenauer, filho do primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer, também era sacerdote católico. Mas o fato de que o filho de uma primeira-ministra ou primeiro-ministro seja ordenado sacerdote durante o governo da mãe ou do pai certamente não é nada corriqueiro.
A primeira-ministra da Polônia é abençoada por seu filho
Durante a sua primeira missa, o pe. Tymoteusz Szydło manifestou seu agradecimento primeiramente (e diretamente) a Deus:
“As palavras humanas não podem expressar a gratidão que te devo, meu Deus! Por isso, eu posso apenas te pedir humildemente que me conserves no Teu santo serviço!”
Em seguida ele se dirigiu à família, amigos e vizinhos:
“Rezem por mim. Não peçam que eu seja excelente, ou que nenhum mal me aconteça, ou que eu triunfe, mas que eu viva a minha vida como um sacerdote deve viver, porque é isto que eu sou agora: um sacerdote”.
No final da celebração da Eucaristia, o jovem padre abençoou os fiéis presentes, incluindo os seus pais. As redes sociais polonesas republicaram a cena da primeira-ministra ajoelhada ao lado do marido recebendo a bênção do filho sacerdote!
Ao apresentar seu filho aos jornalistas, Beata Szydło declarou:
“Ele recebeu ontem as ordens sagradas na catedral e hoje rezou a sua primeira Santa Missa na paróquia do seu lar, para os nossos vizinhos e familiares. Foi aqui mesmo que ele foi batizado, fez a Primeira Comunhão e foi coroinha. Estamos cheios de alegria! É um dia histórico para a nossa família, uma grande festa! Estamos extremamente felizes e orgulhosos!”
Em uma entrevista de 2015 para a revista Niedziela, Beata Szydło já tinha falado sobre a vocação do filho:
“Quando o nosso filho Tymoteusz veio nos dizer que ia entrar no seminário, eu soube que não havia discussão possível. Meu marido diz que ele segue os meus passos em muitos aspectos: é coerente e tão persistente quanto eu. Nunca vi que ele tivesse dúvidas sobre isso. Rezamos muito durante os seus anos de formação. Eu simplesmente desejo que ele seja um bom sacerdote e tenho certeza de que ele vai ser”.
Via Aleteia
COMPARTILHE COM SEUS
AMIGOS
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário